Pular para o conteúdo principal

Ansiedade

A ansiedade é um estado normal vivenciado por todos, causando reações fisiológicas antes de um grande evento. Até aí tudo bem, mas quando essas reações passam a ocorrer a qualquer momento te gerando preocupação excessiva ou sensação constante de que algo negativo irá acontecer, essa ansiedade passa a não ser mais "normal", você pode até identificar quando a sua ansiedade passa a controlar a sua vida. 
De que forma seria esse controle??
Esse controle passa a ocorrer quando você não consegue realizar determinada atividade, uma apresentação escolar ou no trabalho, evita sair de casa ou até mesmo desiste de uma viagem achando que pode acontecer algum acidente, assalto... Você passa a sentir um medo muito grande mesmo entendendo que nada pode acontecer. Aí poderá perceber que está sendo controlado pela sua ANSIEDADE, já que, as suas atividades rotineiras passaram a "obdecer" esse medo, receio que ela te causa.
E o que eu sinto??
Cada pessoa irá sentir reações fisiológicas de forma específica, os sintomas não serão iguais para todos e podem se apresentar como por exemplo: falta de ar, sensação de sufocamento, taquicardia, insônia, dificuldade de concentração... E não para por aí tem muitos outros como 
Respiração ofegante;Falta de apetite;Dormência;Palpitações;Suor excessivo;Mãos frias;Formigamento;
Visão turva;Dores no peito;Agitação nos braços e pernas;Engasgo;Cansaço extremo;Tontura;
Perda de peso ou o seu ganho;
Enjoo;Sensação de tremor;Vontade de roer as unhas;
Dor de barriga;Vômitos;
Zumbidos no ouvido;Irritabilidade;Dores de cabeça;Boca seca;Problemas de garganta;falta de paladar;E muitos outros...
Eu sei o quanto é difícil sentir tudo isso de uma vez, principalmente de ter pessoas, às vezes as que mais vc ama, zombando e achando que tudo isso seja "frescura". É bem complicado de explicar, só que é muito mais difícil para aquele que sente tudo isso, e acredite que você não precisa lidar com tudo isso sozinho(a), quando estiver muito difícil de lidar fale com alguém para te ajudar, isso não vai te deixar fraco, pelo contrário, isso mostra o quanto você é forte o suficiente para compartilhar um pouco dessa dor e encontrar o modo de lidar com todo esse sofrimento que muitas vezes está aí bem guardado.
Procure alguém que te passe confiança e segurança, e para você que identificou algum sintoma em um familiar,amigo... Não pense que seja besteira, passe a cuidar dessa pessoa, às vezes o melhor cuidado que vc poderá ter com essa pessoa é apenas ouvi-la sem nenhum tipo de julgamento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com a campanha do Setembro Amarelo, é comum ouvirmos várias frases de efeito....

Com a campanha do Setembro Amarelo, é comum ouvirmos várias frases de efeito. No entanto, precisamos parar de repetir constantemente: "Sua vida importa", "Sua vida importa", "Sua vida importa". Isso não ajuda! As vidas importam? Sim, mas de nada adianta sair por aí falando. Isso não muda o que elas sentem. Dizer que a vida tem um valor, que inclusive varia de acordo com o que cada um imagina, é algo relativo e pessoal. Cada um tem o direito de fazer com ela o que quiser. No entanto, isso não apaga as dores do dia para a noite, nem elimina tudo de ruim que alguém já passou, incluindo traumas, vícios, amarguras e tristezas. Tudo isso continua. Quando falamos com alguém que não quer mais continuar com a vida, não podemos ser egoístas ao dizer que ela está errada. Não vivenciamos o que essa pessoa sente e não sabemos o que ela aguenta em silêncio. No entanto, desejamos que todos tenham a oportunidade de viver da forma que desejam. Viver é um constante processo...
  Nunca se permita ser refém do medo, identifique-o e lute para combate-lo por mais difícil que seja. Você já se perguntar sobre o seu maior medo? O medo é um sentimento, que demostra uma reação natural do seu organismo para uma possível "fuga/proteção", sendo um modo de te impedir de realizar certas atividades que possam te provocar um risco. Não deve ser interpretado como uma covardia, pois é pelo medo que você pode parar e pensar de forma antecipatória sobre uma determinada situação para identificar os riscos e as suas consequências. É um sentimento que provoca reações fisiológicas como por exemplo taquicardia, falta de ar, tremores, sudorese... Por se tratar de algo normal, todos nós temos medo, mas é preciso ter uma atenção quando esse sentimento passa a te impedir de realizar quaisquer atividades, prejudicando o seu desempenho, seus relacionamentos, trabalho, estudos... É possível confundir o medo com a ansiedade devido apresentarem as mesmas reações fisiológicas, por e...
  Seja bem vinda(o)! Olá, que bom que você pode dar o primeiro passo para cuidar de si mesmo, entender e poder lidar com as suas emoções, dificuldades, sentimentos, passando a desenvolver modos de enfrentar ou aprender a lidar com eles de uma forma que não te causa mais sofrimento ou dor. Agende agora o seu atendimento psicoterapêutico online e passe a cuidar de si mesmo de forma online e segura, passe a ser cuidado diretamente da sua casa ou de onde preferir, desde que esse ambiente seja seguro, sigiloso e que te dê segurança, que são algumas características extremamente necessárias para a sessão online. Começa a cuidar de si mesmo, buscando sempre o seu autoconhecimento.