A ansiedade é um estado normal vivenciado por todos, causando reações fisiológicas antes de um grande evento. Até aí tudo bem, mas quando essas reações passam a ocorrer a qualquer momento te gerando preocupação excessiva ou sensação constante de que algo negativo irá acontecer, essa ansiedade passa a não ser mais "normal", você pode até identificar quando a sua ansiedade passa a controlar a sua vida.
De que forma seria esse controle??
Esse controle passa a ocorrer quando você não consegue realizar determinada atividade, uma apresentação escolar ou no trabalho, evita sair de casa ou até mesmo desiste de uma viagem achando que pode acontecer algum acidente, assalto... Você passa a sentir um medo muito grande mesmo entendendo que nada pode acontecer. Aí poderá perceber que está sendo controlado pela sua ANSIEDADE, já que, as suas atividades rotineiras passaram a "obdecer" esse medo, receio que ela te causa.
E o que eu sinto??
Cada pessoa irá sentir reações fisiológicas de forma específica, os sintomas não serão iguais para todos e podem se apresentar como por exemplo: falta de ar, sensação de sufocamento, taquicardia, insônia, dificuldade de concentração... E não para por aí tem muitos outros como
Respiração ofegante;Falta de apetite;Dormência;Palpitações;Suor excessivo;Mãos frias;Formigamento;
Visão turva;Dores no peito;Agitação nos braços e pernas;Engasgo;Cansaço extremo;Tontura;
Perda de peso ou o seu ganho;
Enjoo;Sensação de tremor;Vontade de roer as unhas;
Dor de barriga;Vômitos;
Zumbidos no ouvido;Irritabilidade;Dores de cabeça;Boca seca;Problemas de garganta;falta de paladar;E muitos outros...
Eu sei o quanto é difícil sentir tudo isso de uma vez, principalmente de ter pessoas, às vezes as que mais vc ama, zombando e achando que tudo isso seja "frescura". É bem complicado de explicar, só que é muito mais difícil para aquele que sente tudo isso, e acredite que você não precisa lidar com tudo isso sozinho(a), quando estiver muito difícil de lidar fale com alguém para te ajudar, isso não vai te deixar fraco, pelo contrário, isso mostra o quanto você é forte o suficiente para compartilhar um pouco dessa dor e encontrar o modo de lidar com todo esse sofrimento que muitas vezes está aí bem guardado.
Procure alguém que te passe confiança e segurança, e para você que identificou algum sintoma em um familiar,amigo... Não pense que seja besteira, passe a cuidar dessa pessoa, às vezes o melhor cuidado que vc poderá ter com essa pessoa é apenas ouvi-la sem nenhum tipo de julgamento.
Comentários
Postar um comentário